top of page
  • Organizabox

"O Natal vai ser aqui? aaaaaaahhhhhh"


Mudança de planos em cima da hora? A Ceia de Natal foi transferida para sua casa?

Calma! Nós vamos te ajudar a organizá-la em pouco tempo e de forma prática. O tempo é curto, então precisamos ser rápidas e objetivas, vendo o que é essencial e traçando as melhores estratégias.

Por onde começar?

Pelo fim. Isso mesmo.

Imagine a Ceia de Natal acontecendo. Quais os elementos fundamentais para que tenhamos uma Ceia de Natal?

1. Convidados (Pessoas)

2. Comidas

3. Bebidas

4. Decoração

Para cada item pense:

A- O que você mesma vai fazer?

B- Quem vai te ajudar?

C - Você vai contratar algum serviço?

É interessante pensar nisso, pois o fim de ano é bem corrido para todos. E se você decidir contratar serviços, tem que fazer isso o quanto antes, pois os profissionais atendem múltiplos eventos nessa época.

Agora vamos detalhar cada item:

1. Convidados (Pessoas)

Faça a Lista de convidados: Comece pela sua família e vá acrescentando as famílias adjacentes e agregados. Adicione os amigos que convidará. A melhor forma de organizar essa etapa é em uma tabela, que pode ser feita em aplicativos ou programas de computador (se você tiver familiaridade com isso) ou em papel mesmo.

Qual será a melhor forma de convidar as pessoas? Para não atrasar os preparativos, talvez seja melhor ligar para cada pessoa ou família. Coloque mais uma coluna em sua tabela com os números dos telefones que você vai precisar.

Peça para que as pessoas confirmem a presença o mais breve possível para que você possa se programar.

É sempre interessante ter em mente quantos adultos e quantas crianças estarão na Ceia para poder calcular acomodações e proporção de alimentos e bebidas.

Verifique se tem local para todos sentarem ou se precisará de mesas e cadeiras extras para garantir o conforto. Calcule também as quantidades de pratos, copos, talheres, guardanapos que serão necessários. Verifique se há quantidade suficiente em bom estado ou se terá que adquirir mais. Dependendo do estilo do jantar, alguns itens podem ser descartáveis.

Adicione mais uma coluna à sua tabela para planejar os presentes que serão dados. Já anote ideias de presentes que vierem à sua mente para determinada pessoa para poder organizar melhor o orçamento, a ida às compras e não esquecer de ninguém.

Resumindo então:

2. Comidas

Cada família tem seu jeito de comemorar, tem seus rituais e tradições. Já que houve uma mudança de planos, você vai seguir a linha tradicional ou vai inovar no cardápio? Pense no tempo de preparação de cada prato e verifique o que pode ser feito na véspera. Assim no dia as coisas não ficam tão complicadas.

De qualquer forma, você terá que servir alguns Aperitivos ou petiscos quando os convidados começarem a chegar. Então já pense o que pode ser prático e ao mesmo tempo gostoso nesse momento pré-jantar.

Pense agora nas Saladas ou Entradas. Lembre-se sempre da temperatura alta da época e do acondicionamento apropriado dos itens, bem como seu frescor e procedência.

Pratos principais demandam uma preparação mais longa. Se possível já planeje quanto tempo aproximadamente usará para preparar cada um.

Para finalizar, pense nas Sobremesas que serão servidas. Elas fecham com chave de ouro a Ceia e deixam a vida de todos mais doce e alegre.

Então temos:

3. Bebidas

Mais um item em que saber a quantidade de adultos e crianças é essencial. Pense que você terá que ter bebidas em quantidades suficientes para todos.

Decida se terá bebidas alcoólicas e quais serão e já analise qual o melhor lugar para comprá-las. Veja também quais os tipos de copos pertinentes a cada bebida.

Se conseguir comprar tudo no mesmo lugar melhor! Você economizará tempo e energia.

Resumindo:

4. Decoração

Uma das etapas mais aguardadas do Natal é a montagem ou decoração da Árvore de Natal. Se você tem pouco tempo disponível, talvez seja interessante optar por um modelo pequeno para que seja mais rápido decorar.

Você deve escolher se quer uma árvore natural ou artificial e então pensar no que vai pendurar, pois isso vai depender do seu estilo.

A decoração mais tradicional inclui bolas coloridas, estrelas, laços de fitas e cordões de lâmpadas. Mas você pode inovar e decorar sua árvore com brinquedos que tenha em casa, com fotos antigas e cartões de Natal, com Origamis, com flores... enfim, dar a sua cara à árvore.

Outra parte que precisa ser pensada na decoração é a mesa de Jantar e as mesas auxiliares ou aparador onde estarão os outros elementos do jantar. Verifique se tem toalhas, passadeiras ou jogos americanos (se for o caso) e se haverá um espaço disponível para algum elemento decorativo (arranjo de flores, anjo, velas, etc)

O ambiente externo da sua casa também pode ser enfeitado para o Natal. Você pode usar as tradicionais guirlandas ou fazer seus próprios arranjos com flores, fitas e luzes. Cordões de lâmpadas também são interessantes, mas verifique se terá onde ligá-los de forma segura (tomadas e extensões). Você pode colocar um cartaz ou plaquinha de Feliz Natal e boas-vindas.

Planeje: o que você vai precisar para fazer a decoração?

- comprar, fazer ou selecionar os elementos da decoração

- fitas ou cordões para pendurar os objetos

- fitas adesivas diversas para fixar elementos

- pregos e martelo ocasionalmente

- extensão de energia

- outros recursos ou ferramentas específicos para o seu projeto

Então:

5. Outras dicas

Observe item por item e invista um tempo no planejamento das etapas. Com organização e planejamento você conseguirá fazer uma linda Ceia, mesmo pega de surpresa.

Otimize seu tempo de compras: faça listas e um roteiro de locais próximos e que tenham os itens necessários. Às vezes o tempo que você gasta indo naquela loja mais barata, mas que é longe, custa mais caro do que comprar numa loja próxima a você. Tente comprar o máximo de itens que conseguir na mesma loja e vá riscando da lista (para não gastar duas vezes em um mesmo item).

Outras coisas importantes que deverão ser planejadas são a limpeza posterior à festa e o acondicionamento de eventuais sobras de comida. Prepare-se para isso também e você não terá dores de cabeça.

Essas dicas foram úteis pra você? Esperamos que sim. Nos mande o seu comentário ou pergunta que teremos o maior prazer em responder!

contato@organizabox.com.br

receba mais dicas nas nossas redes sociais:

Facebook.com/organizabox

Instagram: @organizabox

Beijos Natalinos

Stella

533 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page