top of page
  • Organizabox

4 ações para a volta às aulas - organize-se!


O mês de Julho está acabando e a volta das crianças às aulas se aproxima. Esse é um bom momento para revisar e organizar uma série de coisas. Para ter um segundo semestre mais tranquilo e organizado, sugerimos quatro ações que podem te ajudar:

crianças brincando

1 - Uniformes e tênis.

As crianças crescem, e bem rápido. Você compra uma série de roupas e sapatos que em um piscar de olhos já não servem mais. A mesma coisa pode acontecer com os uniformes escolares. Mesmo que você tenha comprado no início do ano, uniformes novinhos, eles podem já estar pequenos nas suas crianças. Ou podem estar desgastados, furados, manchados...

uniformes escolares organizados

DICA 1: Faça as crianças experimentarem os uniformes nessa semana e verifique o tamanho e as condições de cada peça. Já separe o que precisa de pequenos reparos (como costurar ou retirar manchas mais fortes) e programe a execução disso ao longo dessa semana. Dobre e organize no armário o que já está pronto para uso.

DICA 2: A mesma coisa vale para os tênis. Se estiverem servindo, melhor! Verifique se precisam de uma lavagem ou reparo. Caso precise comprar um novo, você ainda tem alguns dias de férias para ir com seus filhos à loja.

crianças com tênis novos

2 - Material Escolar.

Com o uso, o material se desgasta ou muitas vezes é perdido pelas crianças. É fundamental que elas tenham os materiais básicos para acompanhar as aulas e fazer os trabalhos e lições de casa. Se você se planejar para fazer a reposição do que falta agora, terá um segundo semestre mais tranquilo e econômico, pois pode com calma decidir onde comprar (muitas vezes, na emergência, você acaba pagando mais caro para resolver rápido o que precisa).

Organização de material escolar

DICA 1: Verifique o estojo dos seus filhos. Segundo a idade eles devem ter itens básicos como lápis ou lapiseira, borracha, canetas, régua, etc. Vá conferindo e já coloque em uma lista o que falta para não esquecer depois. Verifique também os lápis de cor, canetinhas ou estojo de giz de cera para ver se ainda estão utilizáveis ou precisam de reposição.

lápis de cor organizados

DICA 2: Verifique os cadernos e livros (no caso de crianças maiores). Como está o estado de conservação? precisam de algum reparo?

3 - Mochilas e Lancheiras.

Todos os dias as crianças carregam uma série de coisas para a escola. Algumas entram e saem das mochilas diariamente, mas tem coisas que ficam por mais tempo. Excelente momento para uma revisão com calma.

DICA 1: Aproveite o período para lavar as mochilas e lancheiras. Elas ficam cheias de resíduos e sujeira durante o semestre. Nada melhor que começar a segunda parte do ano com tudo limpinho e organizado.

lancheira da escola

DICA 2: Verifique se estão danificadas e precisam de reparo ou substituição. Essa peças com frequência vão para o chão ou são arremessadas e podem sofrer danos que prejudiquem o uso normal pela criança.

4 - Trabalhos escolares e outros papéis.

Ao longo do ano, muitos trabalhos escolares são feitos. Alguns ficam na escola e são trazidos para casa justamente no momento de férias. Outros já vêm diariamente para casa. Aproveite esses últimos dias das férias para organiza-los, junto com as crianças.

crianças desenhando

DICA 1: Pegue todos os papéis e trabalhos escolares e separe junto com seus filhos o que é para ser descartado e o que gostariam de guardar. Guarde em pastas coloridas e etiquetadas com o nome da criança e o ano de produção, assim você já incentiva a organização desde cedo.

DICA 2: Separe também os gibis e livros já lidos dos que ainda não foram. Você pode usar prateleiras diferentes para indicar o que há de novo para ler. Pode aproveitar também para doar os que já foram lidos para uma ONG ou biblioteca que ainda não os tenha.

prateleira de livros infantis

Pronto! Com tudo revisado e organizado, você pode aproveitar com mais tranquilidade esses últimos dias junto com as crianças. Desde cedo elas podem aprender como é prazeroso viver em um ambiente organizado e programar com antecedência as atividades para não fazer tudo correndo, na última hora. Envolva seus filhos nas atividades de organização do ambiente e dos objetos de forma lúdica. Você e eles só tem a ganhar!

menino voltando às aulas

Gostou das dicas? O que você faz antes da volta às aulas? conta pra gente!

Beijos, Stella

373 visualizações0 comentário
bottom of page