top of page
  • Organizabox

3 sinais que você está gastando dinheiro à toa


Você já se viu naquela situação em que não faz a menor ideia de onde gastou o dinheiro que estava na sua carteira? Pois é. Muitas de nós já...

O pior é que você descobre isso da forma mais constrangedora: Quando você precisa pagar algo e percebe que está sem um tostão. Cruel, né? Aí você fica relembrando os passos anteriores, onde foi, com quem falou, o que comeu, para tentar identificar onde gastou o dinheiro.

Isso pode ser um grande sinal de que você está desorganizada! Por que? O que tem a ver uma coisa com a outra? Nós vamos te contar nesse post.

O que a organização tem a ver com economia?

Você sai de casa para levar seus filhos à escola. Na volta lembra que tem que passar no mercado antes de ir para a reunião de trabalho.

Como já está pensando em como será a reunião, em quanto tempo de transito vai pegar, se consegue voltar a tempo de buscar as crianças na escola ou alguém vai ter que busca-las, você vai ao mercado rapidinho e compra só o iogurte das crianças e leite para o café da manhã do dia seguinte.

Sai do mercado, passa em casa para deixar as compras e quando abre a geladeira percebe que esqueceu de comprar o café e a manteiga. Além disso, tem iogurte pra semana inteira das crianças lá.

Vai ao banheiro e percebe que aquele é o último rolo de papel higiênico da casa... aí dá aquela vontade de gritar, né? Rsrsrsrs .

Você pensa: “vou ter que ir ao mercado de novo depois da reunião! Meu Deus, a reunião! Vou me atrasar!” E sai correndo de novo pra rua....

Primeiro sinal – Comprar coisas repetidas

Quando não temos clareza do que possuímos, tendemos a gastar dinheiro com coisas repetidas. Você sabe que as crianças levam iogurte para a escola e, portanto, você tem que comprar. Mas se você não tem idéia da quantidade que já tem na sua geladeira, você acaba gastando dinheiro sem necessidade em um produto com prazo de validade relativamente curto, que obviamente estragará se não for consumido.

A mesma coisa acontece com aquela blusinha básica linda, na promoção, que você amou! Quando você vai organizar o seu armário, depois de um tempão em que as roupas voltam da lavagem e são colocadas de qualquer jeito nele, você percebe que tem outras quatro blusinhas bem parecidas e da mesma cor. Faz sentido, não? Você realmente gosta daquele estilo e cor, mas... será que precisa de cinco blusas tão parecidas?

Segundo sinal – Não comprar o que realmente precisa

A memória de todo mundo falha, não adianta. Nesses caso o melhor remédio é sempre uma boa lista. Ou várias! Prepare sua lista de compras com antecedência, em um momento calmo, em que você possa ver quais itens ainda tem e em que quantidade, para planejar se já precisa repor ou não.

Uma despensa organizada também ajuda muito nesse momento. Se você tiver fácil visualização e acesso aos itens na despensa, consegue planejar melhor seus gastos e comprar somente o necessário.

A mesma lógica serve para a geladeira. A não ser que aconteça algum evento fora da rotina, você sabe mais ou menos quanto a família consome de cada item por semana, então é só colocar o produto necessário na lista quando perceber que está acabando.

Terceiro sinal – Ir ao mesmo lugar duas vezes em um só dia

Ter que ir duas vezes ao mesmo local porque esqueceu de algo é muito ruim. Além disso, é desperdício de tempo e, por consequência, de dinheiro. Sim de dinheiro... porque neste tempo você poderia produzir, trabalhar, gerar dinheiro... além de gastar para se deslocar até onde precisa ir, seja com transporte público ou privado.

Organize-se: quando você tem à mão listas do que fazer (ou uma agenda) consegue otimizar seu tempo traçando os melhores percursos e planejar o melhor momento para realizar as tarefas diárias. Ir ao mercado fora do horário de maior movimento ou enquanto aguarda as crianças na Natação, marcar reuniões fora do horário de pico do trânsito (quando possível, claro) são atitudes que podem ser planejadas para economizar tempo e dinheiro.

Resumo - Dicas para economizar:

  • Use aplicativos ou uma agenda para fazer listas de tarefas e compras. Sugestões: Evernote, Google Calendar, Meu Carrinho.

  • Faça a lista de tarefas do dia e trace os menores e melhores percursos. Você também pode usar os aplicativos de mapas como o Google Maps ou o Waze, que ajudam a saber como está o trânsito.

  • Organize seus armários e sua despensa para ver com facilidade o que você já tem e o que precisa comprar. Faça as listas de compras com calma e atenção para não comprar itens sem necessidade ou repetidos.

  • Anote os gastos e a forma de pagamento nas listas ou tarefas para sempre manter o controle do seu dinheiro.

E então? Se reconheceu nesses sinais?

Conta pra nós no email contato@organizabox.com.br ou nas redes sociais:


72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page