top of page
  • Stella Nogueira

Por que eu não consigo organizar minha casa?


A dor da desorganização é real e cruel. Ela causa vergonha, frustração e muita culpa. “Eu deveria fazer isso”, “Eu deveria ser daquele jeito”... são frases que torturam a cabeça de quem sofre da dor da desorganização. Continue lendo para descobrir se você sofre dessa dor também.

Alguém toca a sua campainha de repente. É uma vizinha e ela quer conversar. Você abre meia porta e sai, com medo que ela tenha conseguido espiar lá dentro. Você fica conversando ali fora, com a porta fechada atrás de você, constrangida, envergonhada, mas pensa que ninguém pode ver como sua casa está.

O cenário da porta para dentro é:

Na sala, roupas recém lavadas em algumas cadeiras, esperando para serem passadas e brinquedos das crianças espalhados pelo chão. Na cozinha, uma montanha de louça na pia para lavar. O computador ligado com trabalho para fazer. As camas desarrumadas, os armários bagunçados, sua mesa de jantar com pilhas e mais pilhas de papéis, a despensa com os produtos que comprou amontoados.... Ai que desânimo!

Você só queria um refúgio acolhedor. Um pouco de paz e sossego, mas quando olha para toda essa bagunça, se sente culpada e quer começar a arrumar tudo naquele momento.

Aí você vai ao computador com o intuito de desliga-lo para começar a arrumação, mas vê uma caneca e um prato que usou ao lado dele. Você leva a louça para a pia e se depara com mais um monte de coisas pra lavar. Tira os restos de comida e vai para a área de serviço jogar no lixo, quando vê que o tapetinho do banheiro já secou. Leva o tapetinho para o banheiro e no caminho passa pelo computador (que continua ligado)... Você pensa: “O que eu ia fazer mesmo?

Nesse momento a sensação de frustração e de falta de controle da própria vida tomam conta. Você está exausta, não parou um minuto o dia inteiro e... não arrumou nada. A casa continua um caos!

Calma! Essa é a hora de respirar fundo e pensar em algumas coisas:

  • Você sempre foi desorganizada ou está em um momento de desorganização?

  • Se é um momento, quando começou e quais as causas aparentes para essa desorganização?

  • Como está seu mundo interior: organizado ou desorganizado?

Se dê um tempo de descanso real, desligue todos os aparelhos eletrônicos, silencie a mente ou durma um pouco. Antes de começar a organizar é bom fazer uma limpeza mental.

Agora mais descansada:

Determine um local que será organizado. Por exemplo, a sala. Marque um período de 40 minutos e ponha um alarme para tocar após esse tempo. Durante esses 40 minutos você ficará apenas na sala da sua casa. Qualquer objeto que não pertença a esse ambiente ficará em um cantinho separado para ser entregue ao seu lugar de origem depois. Comece determinando categorias para os objetos e abra espaço tirando obstáculos do chão e já enquadrando nessas categorias.

Se os 40 minutos se passaram e você não concluiu a sala, NÃO TEM PROBLEMA! Marque 5 minutos no timer e use esse tempo para ir ao banheiro, ou tomar uma água. Descanse de fato durante esses minutos, não se distraia com outros cômodos da casa, nem com estímulos externos. Você precisa se manter focada para os próximos 40 minutos de organização da sua sala que começarão assim que o intervalo terminar. De novo: deixe as coisas que não pertencem à sala em um canto para depois coloca-las em outro lugar da casa.

Se ainda não ficou tudo organizado como você quer, repita a pausa de 5 minutos e o período de atividade de 40 minutos quantas vezes achar necessário. Mas não perca o foco, você está organizando somente a sala! Quando terminar, leve os objetos que não pertencem à sala para seus lugares corretos.

Olhe para o ambiente organizado, sinta o prazer dessa conquista e veja que você é capaz! Talvez só falte um pouco de método para conseguir concluir a organização. Determine um período ou dia para cada cômodo e, com foco e método, coloque as mãos à obra!

Caso precise, estamos aqui para te ajudar!

beijos com carinho

Stella e Malú

7.993 visualizações9 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page