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De bem com a sua casa #5 - ESCRITÓRIO

23/6/2016

Você já leu os posts anteriores? Não? Então leia aqui: Armários, Quartos, Banheiros e Cozinha.

 

Nessa série de posts que chamamos “De bem com a sua casa” vamos explorar a ligação entre Limpeza e Organização. Em cada texto abordaremos um espaço ou ambiente com dicas práticas e soluções caseiras que você pode aplicar sem problemas. Continue lendo para ver algumas dicas práticas de limpeza que, associadas à organização, vão ajudar no seu dia-a-dia.

 

Limpeza e organização andam juntas. Não se pode considerar um ambiente como totalmente organizado se ele estiver sujo pois, se isso acontece, se vê que uma das etapas principais da organização não foi cumprida: o descarte do que não serve mais.

 

Veja como você pode ficar #debemcomasuacasa fazendo a organização e limpeza do seu escritório.

 

 

#5 - ESCRITÓRIO:

 

PREPARAÇÃO – Para organizar o escritório, considere começar pela papelada:

 

1 - Separe as categorias de papéis: anotações, contas a pagar, contas pagas, documentos, comprovantes, etc... Jogue fora tudo o que não for útil. 

 

 

Fique atenta ao tempo que cada documento deve ser guardado: veja aqui.

 

Com os objetos, siga os quatro passos básicos da organização:

 

1 - Retire todos os itens das gavetas, prateleiras, escrivaninha, armários e outros compartimentos que tenha no escritório,

 

 

2 – Selecione o que ainda vai usar, veja se tem objetos repetidos ou quebrados;

 

3 - Separe para descarte/doação o que não precisa ou não quer mais, jogue no lixo canetas e outros objetos que não funcionam.

 

4 - Organize os itens por categorias.

 

 

 

LIMPEZA – Para limpar o escritório siga os passos:

 

1 - Use um pano seco para retirar o pó das prateleiras e gavetas. Aplique um pano úmido (se possível em água morna) para remover a sujeira mais resistente.

 

 

2 - Use o aspirador de pó para lugares menos acessíveis ou uma escova de dentes velha para limpar cantinhos e trilhos das portas dos armários ou gavetas.

 

3 - Retire todo o lixo do ambiente.

 

4 - Para limpar seu computador, use apenas um pano macio ou um pincel limpo. Não use panos úmidos nem produtos de limpeza , pois eles podem escorrer, manchar e afetar o funcionamento do computador.

 

5 - Faça a mistura de produtos de limpeza que você preferir em um balde com água e passe no piso com a ajuda de pano e rodo ou de algum esfregão. Deixe ventilar para secar o piso antes de voltar para a etapa de organização.

 

 

ORGANIZAÇÃO – Depois de tudo limpinho, volte à organização:

 

1 – Decida como vai arquivar a papelada: pastas comuns ou suspensas, caixas arquivo, etc. Veja algumas sugestões aqui. Coloque uma categoria em cada pasta e identifique com uma etiqueta (ou apenas escrevendo do lado de fora) qual é a categoria que está ali.

 

 

2 - Escolha um lugar para cada categoria de objetos que você separou. Gaveteiros de diferentes tamanhos são ótimos para organizar os mais diversos itens. Se necessário, use divisórias em gavetas para otimizar o espaço e acomodar mais categorias em uma gaveta só.

 

3 - Organize seus porta-lápis e porta canetas. Já deixe os lápis apontados e certifique-se que só guardou canetas que funcionam.

 

4 - Tenha um organizador de mesa ou separe pequenos compartimentos ou caixinhas para os itens de escritório que você costuma usar: clips de papel, grampeador e grampos, elásticos, marcadores, etc.

 

5 - Organize seus blocos de notas ou caderninhos todos juntos em uma caixinha, assim fica fácil saber onde pegar um papel para anotar algo.

 

6 - Separe caixas ou cestas para a organização dos novos papéis que surgirão e coloque categorias para cada uma: "a resolver/a pagar" e "resolvido/pago", etc. Existem alternativas muito boas no mercado em papelarias ou lojas de produtos organizadores ou para escritório. Assim quando um papel novo surgir você já tem um local provisório organizado para ele. Isso evita que as pilhas de papéis se acumulem e gerem nova desorganização no ambiente.

 

 

Pronto! agora está tudo limpo e organizado. 

 

DICA DE OURO NA ORGANIZAÇÃO DO ESCRITÓRIO:

Se você conseguir seguir as divisões por categorias e recolocar os objetos no mesmo lugar de onde tirou, vai ter um ambiente de trabalho sempre mais organizado. 

 

 

Gostou das dicas? Comente, mande a sua sugestão de assunto para o nosso blog!

Beijos, Stella e Malu

 

 

 

 

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