top of page
  • Stella Nogueira

De bem com a sua casa #3 - BANHEIRO


Você já leu os posts anteriores? Não? Então leia aqui: Armários e Quartos.

Nessa série de posts que chamamos “De bem com a sua casa” vamos explorar a ligação entre Limpeza e Organização. Em cada texto abordaremos um espaço ou ambiente com dicas práticas e soluções caseiras que você pode aplicar sem problemas. Continue lendo para ver algumas dicas práticas de limpeza que, associadas à organização, vão ajudar no seu dia-a-dia.

Limpeza e organização andam juntas. Não se pode considerar um ambiente como totalmente organizado se ele estiver sujo pois, se isso acontece, se vê que uma das etapas principais da organização não foi cumprida: o descarte do que não serve mais.

Veja como você pode ficar #debemcomasuacasa fazendo a organização e limpeza do seu banheiro.

#3 - BANHEIRO:

organização de banheiro

PREPARAÇÃO – Para organizar o banheiro, siga os quatro passos básicos da organização:

1 - Retire todos os itens das gavetas, prateleiras, armários e outros compartimentos que tenha no banheiro,

2 - Selecione o que ainda vai usar,

3 - Separe para descarte/doação o que não precisa ou não quer mais,

4 - Organize os itens por categorias.

LIMPEZA – uma vez por semana você pode fazer uma limpeza mais pesada no banheiro. Se conseguir manter a organização durante o restante da semana já poupará trabalho na próxima faxina. Para a limpeza, você pode usar os produtos vendidos no mercado ou usar receitas caseiras que daremos a seguir:

1 – Retire todo o lixo e roupas sujas que estejam no banheiro.

2 - Retire o pó de tudo, incluindo a parte interna das gavetas ou armário do banheiro. Passe um pano úmido para finalizar.

3 – Limpe o vaso sanitário com produtos próprios para esse fim, ou derrame um pouco de vinagre branco na parte interna, deixe agir por 10 minutos, esfregue com a escova própria e enxágue acionando a descarga. Use um pano só para o vaso sanitário (nunca limpe a pia ou outras coisas com o mesmo pano que usou para ele, você pode espalhar germes), limpando o assento, a tampa e a parte externa.

4 – Para limpar os vidros do box, você pode tentar uma mistura caseira se não quiser usar os produtos à venda nos mercados - Você vai usar: 1 colher de sabão em pó, 2 colheres de bicarbonato, 1 colher de álcool, 1 xícara de vinagre branco, 1 xícara de água morna. Misture tudo e aplique no box usando o lado macio da esponja. Aguarde 05 minutos, enxágue e seque com um pano limpo.

5 – Caso seu chuveiro precise de uma limpeza, encha um saco plástico com vinagre branco e amarre ao redor da cabeça do chuveiro. Deixe por 1 hora e retire. Passe um pano úmido para finalizar a limpeza. Você pode usar o que sobrou do vinagre, embebendo nele um pedaço de pano, para limpar outras peças como torneiras.

6 – Para limpar os rejuntes, a mistura caseira pode ser: 7 Copos de água, 1/4 de um copo de vinagre, 1/3 de um copo de limão, 1/2 copo de bicarbonato de sódio. Misture tudo em um recipiente. Esfregue a mistura com uma escova sobre o rejunte, deixe agir por alguns minutos, enxágue após o processo.

7 – Use a metade de um limão para retirar as manchas de “água dura” dos metais.

8 – Por fim, misture em um balde água, sabão e água sanitária (ou faça a mistura que gosta mais) e passe no piso com a ajuda de pano e rodo ou de algum esfregão. Comece do ponto mais distante da porta e vá na direção dela. Deixe ventilar para secar o piso antes de voltar para a etapa de organização.

ORGANIZAÇÃO – Depois de tudo limpo e cheiroso, volte à organização:

1 – Recoloque os itens no box e na pia conforme as categorias determinadas. Utilize organizadores próprios para escovas de dentes e shampoos.

2 – Utilize cestinhas de plástico ou divisórias para organizar as gavetas. Coloque cada categoria de objeto em um espaço determinado.

3 – Organize o armário do banheiro abaixo da pia. Você pode instalar um varão regulável para pendurar os itens de limpeza e otimizar o espaço.

4 – Use gaveteiros, caixas e cestas organizadoras para conter papel higiênico, toalhas, pisos e outros objetos de forma organizada.

5 – Use os espaços atrás das portas do armário para organizar secador de cabelo, chapinha e outros itens.

6 – Coloque toalhas limpas e fofas e seu banheiro está pronto para usar novamente!

 

DICA DE OURO NA ORGANIZAÇÃO DO BANHEIRO:

Roupas sujas jogadas sempre dão maior sensação de desorganização. Use um cesto para roupas sujas com tampa para que tudo fique contido em um único lugar e fora da vista.

 

Gostou das dicas? Esperamos que tenham te ajudado.

Beijos, Stella e Malú

177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page