top of page
  • Stella Nogueira

5 Truques para tornar o momento de organização da casa mais prazeroso


Organizar a casa pra você é um tormento? Você vai deixando sempre pra depois e não tem energia para começar? Você detesta o trabalho que dá, mas adora ver a casa organizada e bonita?

Veja algumas dicas para transformar esse momento em algo menos tenebroso:

Abra as janelas

Um pouco de ar fresco circulando pela casa vai te ajudar a ter mais ânimo para fazer o que tem que ser feito. Abra janelas em paredes opostas do ambiente para que a ventilação ocorra naturalmente, formando uma corrente de ar fresco. Se não tiver uma janela de cada lado do ambiente, abra a porta se puder.

Criar essa corrente de ar também vai ajudar a espantar cheiros indesejáveis como mofo, por exemplo, se você estiver organizando itens que não mexe há um certo tempo.

Ilumine-se

Utilize a iluminação do ambiente como aliada na tarefa de organizar. Abra cortinas e acenda as luzes se o ambiente estiver mal iluminado. Um ambiente claro e iluminado também dá mais disposição para atividades movimentadas.

A luz traz a clareza não só para o ambiente como para nossa mente. Vai ficar muito mais fácil enxergar tudo o que precisa ser descartado ou organizado.

Use seu nariz

Sim! Rrsrsrsrs. Pode parecer estranho, mas pense: como cheira uma casa limpa e arrumada para você? Acenda uma vela aromatizada, ou incenso ou use essências em difusores para criar uma sensação de limpeza e clareza mental.

O ideal é você usar o aroma que mais gosta, mas algumas sugestões são:

Laranja - Ligada à prosperidade em algumas culturas, é considerada ótima para alívio de stress.

Limão - Aumenta a força de vontade e resistência para enfrentar as dificuldades.

Tangerina – Traz entusiasmo, confiança. É boa contra ansiedade e tensão nervosa, muito energizante.

Capim limão - Possui efeito tônico e estimulante. Indicado para pessoas desmotivadas, sem ânimo.

Alfazema – Transmite tranquilidade e ajuda a levantar o ânimo, ajuda a harmonizar o ambiente traz equilíbrio e bons pensamentos.

Prepare o ambiente e a organização ficará muito fácil. Experimente!

Ouça Música

Ouvir músicas que você gosta ajuda a ter mais energia e ânimo para realizar a tarefa de organizar a casa. Faça uma playlist no celular ou coloque naquela rádio que você gosta. Existem vários aplicativos em que você pode escolher as músicas também, além do Youtube, claro.

Sentir-se bem, cantar e até dançar um pouquinho (por que não?) vão ajudar a transformar esse momento difícil pra você em algo um pouquinho menos terrível. O tempo vai passar mais rápido também e quem sabe você consiga uma produtividade maior, hein?

Separe em tarefas pequenas

Muitas vezes tendemos a subestimar a quantidade de tempo que precisamos para uma tarefa. Ou pensamos que conseguiremos fazer bem mais do que realmente podemos naquele tempo. Isso faz com que as tarefas fiquem incompletas e a sensação é de fracasso.

Para que você tenha sucesso é importante delimitar um local por vez para organizar. Falamos mais sobre isso e mostramos um método infalível para você conseguir se organizar nesse post aqui.

Querer fazer a casa toda de uma vez não é uma meta realista. Estabeleça pequenas metas para que possa cumpri-las no tempo que você tem disponível e sentir-se produtiva e feliz!

Teste as dicas e volte aqui pra nos contar como foi! Queremos te ajudar! Foco e determinação! Você consegue!

Beijos, Stella e Malú

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page